O que é Storytelling?
Um artigo para esclarecer dúvidas sobre Storytelling com 07 dicas para colocar a técnica em prática.
‘Storytelling’ ou o poder de como contar uma ‘estória’ e unir pensamentos e emoções!
“Era uma vez… somos todos atraídos por estórias, pois elas remetem a nossa infância.
Essa arte de contar estórias faz muito sucesso no ramo corporativo e pode levar sua equipe de vendas a alcançar grandes resultados.
É um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente.
Storytelling une as palavras inglesas story (história) e telling (contar).
O conceito de Storytelling passa por algumas fases que precisam ser exploradas.
- Primeiro vem à sabedoria para ouvir e entender o público-alvo.
- Depois, é preciso aprender mais sobre a empresa em questão e descobrir qual é o seu trajeto pelo mercado, ou seja, sua história (ou histórias).
- Em seguida, o que resta é explorar essas histórias para criar novos conceitos e campanhas que encantem os clientes e os tornem fiéis à marca.
E o Storytelling Marketing?
A junção dos conceitos de Storytelling e algumas técnicas do Marketing de Vendas criaram o Storytelling Marketing.
Essa ferramente envolve a divulgação de produtos e campanhas através de histórias criando uma relação emocional com os clientes.
Além de auxiliar na consolidação de uma campanha, o Storytelling Marketing ajuda os profissionais a serem mais comunicativos e dinâmicos na hora de compartilhar ideias.
Para os vendedores de álbuns de formatura essa técnica pode ser fundamental no momento da venda.
Na apresentação do Álbum de Formatura a emoção do dia da colação e do baile é reavivada ao rever as fotos.
Encontrar as palavras certas e criar um enredo onde o protagonista seja o formando pode ser um grande Storytelling de um vendedor de álbuns.
O resultado além de uma venda é o encantamento do cliente (formando) com aquele produto.
Contando a estória da forma correta sua equipe de vendas conseguirá encantar o cliente e não apenas vender um produto.
Esse encantamento gera um vínculo com a empresa e fará parte da história daquele formando para sempre.
Estudos de neuro marketing compravam a utilidade dessa técnica e reforça outras, saiba mais aqui http://www.agendor.com.br/blog/tecnicas-de-neuromarketing
07 Dicas para começar a praticar a técnica de Storytelling?
- Bom Humor – Saiba usar o seu bom humor, bem como ritmos diferenciados e poesia. Esses meios são famosos por atingir a emoção do ouvinte.
- Estude o Cliente – Conte histórias apropriadas à ocasião e ao público, tendo um cuidado especial com a segmentação (idade do público, interesses, etc).
- Cuide do Tempo – Não leve mais de vinte minutos para contar cada história. Ao se prolongarem demais, elas podem se tornar entediantes e enfadonhas.
- Objetivo da História – Saiba seu objetivo ao selecionar uma história: ela pode influenciar impressionar, cativar, persuadir, educar, vender ou causar diversas outras impressões e emoções ao público.
- Olhe nos Olhos – Mantenha o contato visual com seus ouvintes.
- Tom de Voz – Varie o tom de voz e as expressões faciais usadas para demonstrar as emoções contidas em cada história.
- Capriche com o Início – O “era uma vez” é clássico, mas variar é sempre uma atitude sábia a ser tomada.
Histórias são sobre pessoas e não sobre negócios!
Deve-se sempre levar em consideração a capacidade de emocionar e encantar os clientes.
Contar histórias que mexam com os sentimentos e despertem assim o interesse pelo produto que você oferece.
Finalizando deixo o link de uma matéria que ensina na prática como montar um Storytelling ou seja como contar uma história!
https://meetime.com.br/blog/vendas/exemplos-storytelling/com
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